Equipamentos

Mountain-Bike » Equipamentos

Alguns equipamentos são necessários e outros totalmente indispensáveis. Veja abaixo uma relação de alguns deles. Mas lembre-se: é só uma sugestão. Você pode acrescentar alguns itens ou retirar outros.


Capacete: Com certeza o item mais importante, protegendo a cabeça contra eventuais quedas, amortecendo impactos diretos contra pedras, raízes e árvores, além, é claro, do próprio chão. É feito de poliestireno, material leve e bom absorvedor de impactos. Existem capacetes especiais para downhill que cobrem a cabeça toda, devido as altas velocidades alcanças nesta modalidade do mountain bike.

Óculos: São necessários para a proteção dos olhos do ciclista, pois ele evita respingos de lama, pedrinhas e insetos de atingir a vista, atrapalhando a condução da bicicleta. Um óculos específico para mountain bike muitas vezes não tem lentes escuras, pois, de maneira geral, a trilha não é muito clara devido a densa vegetação, sendo a lente transparente ou âmbar.

Luvas: Também considerado um item importante, pois um bom controle da bicicleta depende de uma boa empunhadura. A luva ameniza o suor escorrido dos antebraços e o da própria mão, permitindo assim, um melhor desempenho. Além disso, quando se cai, a primeiro coisa que se faz é apoiar-se com as mãos, e usando luvas o que fica esfolado são elas e não a sua mão!

Camisa: Apesar de não ser indispensável, o uso de uma camisa apropriada pode nos trazer alguns benefícios. Geralmente estas camisas são produzidas com um tecido especial, como o "coolmax", que tem como objetivo fazer com que a transpiração seja facilmente absorvida e evaporada, evitando que você fique encharcado. Além disso nestas camisas existem práticos bolsos nas costas, onde se podem colocar documentos e ferramentas.

Bermuda: Também feitas com tecidos especiais, a bermuda é um importante aliado para o nosso conforto, pois costumam ser acolchoadas na região perineal, atenuando assim a dor sentida em percursos mais longos. Além disso, deve ter tecido elástico, ficando bem "colada" ao corpo, evitando que em descidas a bermuda fique presa ao selim, vindo a poder causar um acidente.

Sapatilha: Deve ser utilizada num estagio mais avançado do ciclista, pois requer uma certa experiência. Como elas se fixam no pedal, pode-se também fazer força de baixo para cima, ou seja, puxando o pedal para si. Além disso, depois de encaixado os pés sempre se manterão na posição correta, acarretando assim um melhor desempenho.

Acessórios

Ciclocomputador: Permite que o ciclista controle melhor o seu ritmo, fornecendo uma ampla gama de informações úteis. Um ciclocomputador de boa qualidade costuma ter, pelo menos, sete funções: velocidades instantânea, média e máxima; distância; odômetro; cronômetro e relógio. Há modelos mais sofisticados que podem indicar freqüência cardíaca, altitude, temperatura, pressão atmosférica e possuem alarmes para níveis mínimos ou máximos de algumas funções.