Sete Mandamentos

1. Ande apenas por trilhas já abertas. Nunca desvie da trilha original, pode ser que você entre em uma propriedade particular, caracterizando uma invasão. Lembre-se o seu exemplo servirá para os outros ciclistas.

2. Não deixe traços de sua passagem. A não ser, é claro, as marcas de seu pneu! Quando estiver em uma trilha, seja cuidadoso para não deixar para trás o seu lixo, se for o caso leve um saco plástico para poder recolher os restos.

3. Controle a sua bicicleta. Um momento de desatenção pode causar um sério acidente. Controle a velocidade de sua bicicleta, excesso de velocidade é perigoso para você e para as outras pessoas.

4. Adote a Política da Boa Vizinhança. Sempre avise ao se aproximar de outras pessoas que estejam caminhando ou pedalando. Seja sempre cordial, oferecendo ou pedindo passagem.

5. Não moleste os animais. Animais silvestres podem se assustar com o barulho provocado pela bicicleta. Ao avistar ou escutar um animal, faça pouco barulho, pois pode ser perigoso. Se você estiver numa trilha e se deparar com uma cobra, por exemplo, deixe ela se afastar sozinha para só depois passar, pois ela só atacará ao sentir-se acuada.

6. Conheça a trilha e seu equipamento. Tenha certeza que seu equipamento está em perfeito estado de funcionamento e sempre carregue utensílios que podem vir a ser úteis, como ferramentas e peças de reposição. Conheça sempre o caminho e seus pontos de referência. Um bom planejamento é o segredo do sucesso numa nova trilha.