Calçados

Trekking » Escolha a sua Bota

Antes de partir, amacie todos os seus sapatos para evitar bolhas. Se o tempo for curto, encharque botas de couro e use-as molhadas, até secarem - mas nunca faça isso na trilha. Quando estiver caminhando, inspecione seus pés várias vezes ao dia, cuidando de qualquer desconforto antes que ele se transforme em um sério problema.


Escolha bem seus sapatos

Ao escolher sapatos, leve em conta o terreno, a estação o ano e o peso que vai carregar. Botas de trabalho pesado são adequados para a maioria das atividades. Tênis leves não devem ser usados quando carrega peso.

Tênis - Tênis são confortáveis mas não oferecem tanta proteção aos pés quanto botas de caminhada. Usar tênis constantemente pode amaciar os pés e torná-los suscetíveis a lesões.

Botas de tecido - Botas de tecido para caminhada são adequadas para passeios curtos em terrenos não muito difíceis. Protegem menos os pés do que botas de couro, mas secam rapidamente quando encharcam. Calçar botas de pano depois de uma caminhada com botas mais pesadas deixa os pés se recuperarem do esforço.

Botas plásticas de neve - Botas de neve têm muito isolamento. Desenhadas para manter o pé rígido enquanto se utilizam crampons, elas podem ser desajeitadas para caminhar. Dentro do resistente revestimento plástico há botas térmicas independentes que isolam os pés das superfícies geladas. Você pode usar essas botas internas dentro da sua barraca.

Botas de deserto - Com sola resistente e parte superior de camurça leve, deixam os pés respirar enquanto mantêm a areia quente do lado de fora. As laterais altas protegem os tornozelos de arbustos espinhosos e dão algum suporte. As botas demoram a secar se forem encharcadas.

Botas de selva - Feitas para locais molhados, têm sola de borracha e parte superior de lona de secagem rápida. Orifícios no peito do pé permitem que a água espirre pra fora quando a bota se molhar.

Botas de caminhada - Esses calçados são um meio-termo entre peso, durabilidade e proteção. Têm solas fortes com travas e corpo de couro resistente e impermeável. Há suporte acolchoado nos tornozelos.


Ao limpar suas botas

1. Remova cadarços e palmilhas e lave toda a lama. A turfa, em especial, contém ácido que estraga o couro.

2. Deixe as botas secarem completamente, mantendo-as longe do calor direto, que pode rachar o couro.

3. Impermeabilize as botas secas, esfregando o produto adequado com os dedos. Sempre guarde as suas botas em um local fresco.


Produtos impermeabilizantes

A maioria dos tipos de calçado se beneficia do tratamento impermeabilizante. Botas de couro devem ser impermeabilizadas gradual e repetidamente como parte do processo de amaciamento. Produtos à base de cera são excelentes, embora o silicone seja mais eficiente para evitar que o couro se rache no frio extremo.